Destaque

  06 de Dezembro de 2017  |   135 visitas

Livro "Os portugueses em França na hora da reforma"

A Santa Casa da Misericórdia publica um estudo inédito sobre a evolução da presença dos portugueses em França, o envelhecimento e a reforma.


Livro "Os portugueses em França na hora da reforma"

Desde 1994 que a Santa Casa da Misericórdia de Paris, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos, auxilia os mais desfavorecidos no seio da Comunidade Portuguesa em França : idosos sós, sem alojamento, sem trabalho, doentes, presos... Cada ano, as nossas equipas presentes no terreno auxiliam numerosas pessoas, com a maior discrição.

Os Portugueses em França na hora da reforma

Muitos dos portugueses que chegaram a França nos anos 60 e 70 são já reformados e outros sê-lo-ão nos próximos 20 anos. Cerca de um milhão e meio quotizaram para os regimes franceses de reforma.

Com base no inquérito Passage à la retraite des immigrés realizado pela CNAV (Caísse Nationale d 'Assurance Vieillesse) em colaboração com o INSEE (Institut National des Statistiques et des Etudes Economiques), a Santa Casa da Misericórdia de Paris publica um estudo inédito sobre a evolução da presença dos portugue-ses em França, o envelhecimento e a reforma, que aborda os seguintes temas :

- Quem cotizou para os regimes de velhice;
- Qual a distribuição por grupos etários;
- Quantos estão reformados e onde vivem;
- Qual o montante das pensões de velhice;
- Quais os problemas actuais e previsíveis;
- Como proporcionar dignidade na velhice;
- Que riscos de solidão e precariedade.

Para além da distribuição nas livrarias, este estudo foi apresentado em colóquios em Portugal e em França.

Para encomendar o livro, clique aqui