Símbolos

brasão da Santa Casa da Misericórdia de Paris foi estudado e realizado em 1994 pelo heraldista José Benard Guedes Salgado, a partir dos elementos fundamentais que definem toda a essência do seu significado.

Escolheram-se as cores próprias de cada peça, sobre fundo de prata, metal rico mas discreto.

O brasão consta de três símbolos que personificam a Santa Casa da Misericórdia de Paris, cuja leitura a fazer é a seguinte:

Quinas das armas de Portugal: não foram colocadas as cinco, como é norma, para não encher demasiado o campo do escudo – é frequente representar apenas uma quina, que dá a mesma ideia de nacionalidade, ou duas, como é o caso, por uma questão de simetria.

Cruz do brasão: é a cruz de armas da família dos Bulhões, a família de Santo António, o Padroeiro da Misericórdia de Paris; é um símbolo frequentemente utilizado na temática antoniana. Esculpida na pedra ou na talha, ou pintada em textos ou paredes, identifica os altares ou capelas deste Santo.

Flor-de-Lis: a flor-de-lis de ouro, sobre fundo de azul, é um motivo que facilmente se associa a França. Aparece inclusivamente nas armas de Paris: é, neste brasão, uma referência ao lugar onde está implantada esta Santa Casa.

Coroa mariana sobre o escudo: da tradição da coroa real, usada sempre nos escudos das Misericórdias, adota-se esta com a pomba sobre o globo, afirmando-se a proteção de Nossa Senhora da Misericórdia, sob cuja invocação as Misericórdias foram fundadas.

Globo sobre a coroa: lembra a universalidade das Misericórdias, levadas para todo o mundo onde os portugueses chegaram.

Em termos heráldicos e simbólicos, a leitura a fazer da bandeira da Santa Casa da Misericórdia de Paris é a seguinte:

Escudo circular: o escudo circular assenta sobre uma aspa de azul (cruz de Santo André), o selo das armas da família Contreiras, origem de frei Miguel, que terá sido o inspirador da Rainha D. Leonor para fundar a Misericórdia de Lisboa, que serviu de modelo a todas as que foram criadas posteriormente – é uma memória ou forma de homenagem ao Inspirador.

MIZA: nos cantos da bandeira têm-se usado pequenos motivos ligados ao esprito e a história das Misericórdias. Nesta, foi adotada a famosa legenda MIZA (antiga abreviatura de Misericórdia) e dois símbolos das obras de Misericórdia.

Estrela de sete pontas: a estrela de sete pontas representa as sete obras espirituais de misericórdia.

Rosa de sete pétalas: a rosa de sete pétalas representa as sete obras temporais de misericórdia.

SYMBOLES

Le blason de la Santa Casa da Misericórdia de Paris a été étudié et conçu en 1994 par l’héraldiste José Benard Guedes Salgado, à partir des éléments fondamentaux qui définissent toute l’essence de sa signification.

Des couleurs propres à chaque pièce ont été choisies, sur un fond d’argent, métal riche mais discret.

Le blason présente trois symboles qui personnifient la Santa Casa da Misericórdia de Paris, dont la lecture à faire est la suivante :

Quinas des armes du Portugal : toutes les cinq n’apparaissent pas, comme d’habitude, pour ne pas trop combler le champ du bouclier – il est fréquent de représenter seulement une quina, qui donne la même idée de nationalité, ou deux, comme c’est le cas ici, pour une question de symétrie.

Croix du blason : c’est la croix d’armes de la famille des Bulhões, la famille de St. Antoine, saint patron de la Misericórdia de Paris ; il s’agit d’un symbole fréquemment utilisé dans la thématique antonienne. Sculptée dans la pierre ou dans le bois doré (talha dourada), ou peinte en textes ou murs, identifie les autels ou chapelles de ce Saint.

Fleur-de-Lis : la fleur-de-lis d’or, sur un fond bleu, est un motif qui facilement s’associe à la France. Elle apparaît inclusivement dans les armes de Paris : elle est, dans ce blason, une référence au lieu où est implantée cette Santa Casa.

Couronne Marianne sur le bouclier : vient de la tradition de la couronne royale, depuis toujours utilisée dans les boucliers des Misericórdias ; celle-ci est adoptée avec le pigeon sur le globe, en affirmant ainsi la protection de la Notre Dame de la Misericórdia, dont l’invocation a été le point de départe de la fondation des Misericórdias.

Globe sur la couronne : rappelle l’universalité des Misericórdias, installées dans toutes les parties du monde où les Portugais sont arrivés.

En termes héraldiques et symboliques, la lecture à faire du drapeau de la Santa Casa da Misericórdia de Paris est la suivante :

Bouclier circulaire : le bouclier circulaire pose sur une croix de St. André bleue, le sceau d’armes de la famille Contreiras, origine du frère Miguel, qui aurait été l’inspirateur de la Reine D. Leonor pour fonder la Misericórdia de Lisboa, qui a servi de modèle à toutes celles qui ont été créées ultérieurement – il s’agit d’une mémoire ou d’une forme d’hommage à son inspirateur.

MIZA : dans les coins du drapeau on a placé des petits motifs liés à l’esprit et à l’histoire des Misericórdias. Dans ce drapeau-ci, on a adopté la célèbre inscription MIZA (ancienne abréviation de Misericórdia) et deux symboles des œuvres de la Misericórdia.

Étoile de sept pointes : l’étoile de sept pointes représente les sept œuvres de miséricorde spirituelles.

Rose de sept pétales : la rose de sept pétales représente les sept œuvres de miséricorde temporelles.

As Catorze Obras da Misericórdia

Clicar na imagem para PDF