Símbolos

 

 

brasão da Santa Casa da Misericórdia de Paris foi estudado e realizado em 1994 pelo heraldista José Benard Guedes Salgado, a partir dos elementos fundamentais que definem toda a essência do seu significado. 

Escolheram-se as cores próprias de cada peça, sobre fundo de prata metal rico mas discreto. 

O brasão consta de três símbolos que personificam a Santa Casa da Misericórdia de Paris, cuja leitura a fazer é a seguinte:

 

 Quinas das armas de Portugal : não foram colocadas as cinco, como é norma, para não encher demasiado o campo do escudo é frequente representar apenas com uma quina, que da mesma ideia de nacionalidade, ou duas, como é o caso, por uma questão de simetria.

 Cruz do brasão : é a cruz de armas da família dos Bulhões, a família de Santa António que é Padroeiro da Misericórdia de Paris é um símbolo frequentemente utilizado na temática antoniana. Esculpida na pedra ou na talha, ou pintada em textos ou paredes, identifica os altares ou capelas deste Santo.

 Flor-de-Lis : a flor-de-lis de ouro, sobre fundo de azul, é um motivo que facilmente se associa a França. Aparece inclusivamente nas armas de Paris, é neste brasão uma referência onde está implantada esta Santa Casa.

 Coroa mariana sobre o escudo : da tradição da coroa real, usada sempre nos escudos das Misericórdias, adota-se esta com a pomba sobre o globo, afirmando-se a proteção de Nossa Senhora da Misericórdia, sob cuja invocação as Misericórdias foram fundadas.

 Globo sobre a coroa : lembra a universalidade das Misericórdias levadas para todo o mundo onde os portugueses chegaram. 

 

 

 

Em termos heráldicos e simbólicos, a leitura a fazer da bandeira da Santa Casa da Misericórdia de Paris é a seguinte:

 Escudo circular : o escudo circular assenta sobre uma aspa de azul (cruz de Santo André) que é O timbre das armas da família Contreiras, origem de frei Miguel que terá sido o inspirador da Rainha D. Leonor para fundar a Misericórdia de Lisboa que serviu de modelo a todas as que foram criadas posteriormente é uma memória ou forma de homenagem ao Inspirador.

 MIZA : nos cantos da bandeira têm-se usado pequenos motivos ligados ao esprito e a história das Misericórdias. Nesta foi adotada a famosa legenda MIZA (antiga abreviatura de Misericórdia) e dois símbolos das obras de Misericórdia.

 Estrela de sete pontas : a estrela de sete pontas representa as sete obras de misericórdia espirituais.

 Rosa de sete pétalas : a rosa de sete pétalas representa as sete obras de misericórdia temporais.

 

As Quatorze Obras da Misericórdia

 

Clicar na imagem para PDF

 

   

             Clicar nas imagens para PDF