Jornadas Sociais

Para ajudar também é necessário refletir, distanciarmo-nos para termos uma visão mais global da nossa atividade e sobre o que são as necessidades da Comunidade. Nesta configuração, a SCMP realiza todos os anos as Jornadas Sociais, que são precisamente um momento em que se privilegia a reflexão e partilha de conhecimentos sob a forma de colóquios à volta de uma temática crucial, como a precariedade ou a solidão.

Desde a sua fundação, em 13 de junho de 1994, a SCMP procura, sem pretender substituir os serviços existentes, ter uma ação complementar, dando prioridade aos problemas próprios à comunidade portuguesa que passam despercebidos ou não são tidos em consideração por não se inscreverem no âmbito dos dispositivos de direito comum.

As terceiras Jornadas Sociais, realizadas em junho de 2013, propuseram um colóquio sobre a “Formação” e, em junho de 2014, as IV Jornadas Sociais fizeram o ponto da situação das “Misericórdias no mundo”, integrando os 20 anos de existência da Santa Casa da Misericórdia de Paris. Em junho de 2015, as V Jornadas Sociais foram dedicadas ao tema da “Precariedade” e no dia 4 de junho de 2016, as VI Jornadas Sociais tiveram como temática principal “Contra a Precariedade: Justiça, Partilha e Misericórdia”. As VII Jornadas Sociais, que tiveram lugar dia 17 de junho de 2017, foram dedicadas ao tema “Organizar o Futuro” e consistiram numa reflexão sobre o futuro da associação, sobre o seu funcionamento e a sua renovação. As VIII Jornadas Sociais de 2018 tiveram como tema principal a "Solidão".

JORNADAS SOCIAIS

Pour aider, il faut aussi réfléchir, prendre du recul sur notre activité et sur ce dont la Communauté a besoin. Dans ce cadre, la SCMP réalise, chaque année, les Jornadas Sociais (“Journées Sociales”), justement un moment privilégié de réflexion et de partage d’expériences sous la forme de colloques autour d’une thématique essentielle, comme la Précarité ou l’Isolement.

Depuis sa fondation, le 13 juin 1994, la SCMP cherche, sans se substituer aux services existants, à avoir une action complémentaire, en donnant la priorité aux problèmes propres à la communauté portugaise qui passent inaperçus ou ne sont pas tenus en considération car ils ne s’inscrivent pas dans le domaine d’action des dispositifs de droit commun.

La troisième édition des Jornadas Sociais, réalisées en juin 2013, a proposé un colloque sur la “Formation” et, en juin 2014, les IV Jornadas Sociais ont fait l’état d'avancement des “Misericórdias dans le monde”, en intégrant les 20 ans d’existence de la Santa Casa da Misericórdia de Paris. En juin 2015, les V Jornadas Sociais ont été dédiées à la thématique de la “Précarité” et le 4 juin 2016 les VI Jornadas Sociais ont eu comme thématique principale “Contre la Précarité : Justice, Partage et Misericorde”. Les VII Jornadas Sociais, qui ont eu lieu le 17 juin 2017, ont été dédiées à la thématique “Organiser l’Avenir” et ont consisté à une réflexion sur le futur de l’association, sur son fonctionnement et son renouvellement. Les VIII Jornadas Sociais, de 2018, ont eu comme thématique principale “l’Isolement”.