Jornadas Sociais

Para ajudar também é necessário refletir, ter um recuo sobre a nossa atividade e sobre o que são as necessidades da Comunidade. Neste quadro a SCMP realiza todos os anos as Jornadas Sociais que são precisamente um momento privilegiado de reflexão e partilha de conhecimentos sob a forma de colóquios sobre uma temática essencial tal como a Precariedade ou a Solidão.

Desde a sua fundação, em 13 de junho de 1994, a SCMP procura, sem se substituir aos serviços existentes, ter uma ação complementar, dando prioridade aos problemas próprios à comunidade portuguesa que passam despercebidos, ou não são tidos em consideração por não se inscreverem no âmbito dos dispositivos de direito comuns.

As terceiras jornadas realizadas em junho de 2013 propuseram um colóquio sobre a “Formação” e, em junho de 2014, as IV Jornadas fizeram o ponto da situação das “Misericórdias no mundo”, integrando os 20 anos de existência da Santa Casa da Misericórdia de Paris. Em junho de 2015, as V Jornadas Sociais foram dedicadas ao tema da “Precariedade” e no dia 4 de junho de 2016, as VI Jornadas Sociais tiveram como temática principal “Contra a Precariedade: Justiça, Partilha e Misericórdia”, as VII Jornadas Sociais, que tiveram lugar dia 17 de junho de 2017 foram dedicadas ao tema “Organizar o Futuro” e consistiram numa reflexão sobre o futuro da associação, sobre o seu funcionamento e a sua renovação. As VIII Jornadas Sociais de 2018 terão como tema principal a Solidão.